casa pmlr / 2021 / Botucatu, SP

Pôla Pazzanese

Com'um abraço

Caso diferente esse, duma casa compartilhada entre amigo e amiga, que dividiriam um lote aqui na Vila Eco, num conjunto de 2 casas com um espaço comum de convivência entre ambas e espaços externos próximos frequentáveis por ambas as pequenas famílias, pois contariam com lazeres complementares.

Uma situação dessa é interessante porque é preciso tratar com muito jeito privacidades e sociabilidade para os dias, humores, famílias, amigos/as, nem sempre confluentes (e como…, morei em comunidade nos 1980’s…).

Além disso, era preciso manter a obra exequível no plano financeiro da dupla, assim propus um conjunto compacto, disposto numa construção mais alongada, de modo a deixar as partes mais íntimas a uma distância, entre ambas, que lhes permitisse a privacidade necessária, fazendo as partes sociais mais próximas, mas com separações leves que as dessem, também, momentos para encontros mais exclusivos.

O conjunto foi proposto perto duma das bordas da área permitida no terreno, mais próxima a uma trilha da Vila Eco, na distância precisa que lhes desse sossego da passagem constante de vizinhos ali. As normas da Vila permitem até 3 construções independentes por lote, assim um lado de uma das casas seria conectado por passagem coberta a um quase anexo para hóspedes, enquanto a outra proprietária poderia ter uma 2ª casinha para aluguel, em outra parte do terreno.

ouvindo duke ellington, ‘satin doll’.