casa c.g. / 2012 / SP, SP
Pôla Pazzanese
À vista no morro
Casa para pequena família, no Morro do Querosene, bairro do Butantã, ele produtor de pães orgânicos, solicitou casa ambientalmente adequada. Além disso, músico, precisava de pequeno estúdio, com isolamento da casa que ainda permitisse desfrutar dela e da família. E a esposa de local para ateliê de costura, também com as mesmas características.
Os tempos e precisões de uma família, com filhos pequenos que crescerão, “enformaram” a distribuição dos ambientes, com o estúdio semi-enterrado nos fundos e visada para a varanda voltada a esse jardim e o ateliê dela em ambiente próprio nos estares da casa, fechável por painéis corrediços. O espaço social foi feito contínuo, da cozinha à varanda, com possibilidade para diversos ambientes e vivências, presentes e futuras.
O sistema estrutural é da Ita Construtora, de pré-fabricados de eucalipto, completado com paredes de alvenaria comum, cobertura metálica e teto de compensado naval, com todos os sistemas de infraestrutura ambientalmente adequados. O mobiliário da VerdeVerniz, de Fabian Jung, completou o conjunto lindamente, usando até algumas sobras da estrutura para a escada, que precisava de atenção especial porque envolvia a torre da caixa d’água, em estrutura à parte da de madeira da casa, para dela liberar essa carga concentrada.
Uma nota curiosa sobre essa infra ambiental, na parte hidráulica, foi que solicitamos para o engenheiro sistema de reaproveitamento de águas pluviais, ao que ele respondeu – pouco tempo antes da terrível seca de 2014, que já se prenunciava em 2012, tempo dos projetos – ser total desnecessária… Coisa que tivemos que resolver no fim da obra com especialistas da área ambiental, ainda a tempo da família suportar aquele drama na casa recém-ocupada.
– ouvindo músicos de okinawa, vários.