escola no morumbi / 1992 / SP, SP
Leonardo de Paula
Pôla Pazzanese
Formando quem forma
Estudo feito sobre possível mudança de escola de grande porte para local mais adequado a seu crescimento, não construído.
Os empreendedores encontraram um terreno às margens do rio Pinheiros, na altura do bairro do Morumbi, lindeiro a uma de suas pistas marginais.
No entanto, o terreno apresentado e o programa eram conflitantes, pois nessa condição se encontravam grandes declividades versus uma extensa programação de aulas e atividades complementares para um grande afluxo de alunos, professores, funcionários, pais, fornecedores etc..
Vimos então que se poderia tentar enfrentar esse conflito criando uma grande ponte entre 2 das encostas do terreno, estabelecendo uma base no solo onde ficariam as quadras esportivas e a piscina de treinamento alinhadas, incluindo o auditório para cerca de 400 pessoas nesse mesmo patamar, todas cobertas pelo restante do edifício.
Ainda incluímos um edifício-rua-estacionamento, interior ao terreno, para acomodar o intenso fluxo de tráfego que seria gerado.
Isso permitia 2 coisas interessantes, prática e simbolicamente efetivas para a instituição: Uma maior simplicidade da gestão pedagógica com os espaços escolares melhor adequados e um retorno contemporâneo ao desfrute das várzeas originais, condizentes ambos a uma escola desse porte e importância, num bairro conformado tanto pela presença do rio quanto por seus morros.
– ouvindo rock instrumental, vários.